terça-feira, 28 de setembro de 2010

II Encontro de Educação Ambiental



O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) e a Câmara Técnica de Cultura e Educação Ambiental do Conselho Consultivo do Parque têm o prazer de convidá-lo(a) para o II Encontro de Educação Ambiental da Serra dos Órgãos.

Por meio do tema “Tecendo a Rede nas Agendas 21”, buscaremos avançar na integração das educadoras e educadores ambientais da região, bem como no fortalecimento de sua atuação nas Agendas 21 Locais e Escolares.

Acreditamos que o Encontro contribuirá para estreitarmos laços de solidariedade, trocarmos experiências, somarmos esforços e potencializarmos nossas ações nas escolas, comunidades e áreas protegidas dos municípios que compõem o entorno do Parque.

Sua presença é muito bem vinda!
LOCAL: Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Sede Teresópolis
Avenida Rotariana, s/n - Teresópolis - RJ
DATA: 29 e 30 de setembro de 2010
HORA: a partir das 9 horas

 
AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS,
MAS AS VAGAS SÃO LIMITADAS!
SOLICITE A FICHA DE INSCRIÇÃO PELO EMAIL 
parnaso@icmbio.gov.br

Nas Ondas do Ambiente


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Exposição Fotográfica em Magé

Talentos do Brasil Rural: prazo para entrega de propostas é prorrogado para o dia 08 de outubro

(Extraído na íntegra do Site do Ministério do Turismo http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20100924-3.html)

Projeto vai auxiliar cooperativas de agricultores familiares a inserirem seus produtos no mercado turístico. MTur, MDA e Sebrae receberão propostas de todo o país

As inscrições de propostas para o projeto Talentos do Brasil Rural foram prorrogadas para o dia 8 de outubro. A chamada pública foi lançada no último dia 6, pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Sebrae/RS, com apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ).

O objetivo é inserir produtos da agricultura familiar no mercado turístico. Serão selecionados 101 empreendimentos da agricultura familiar que serão preparados para ofertar produtos de qualidade para meios de hospedagem, bares, restaurantes e lojas de artesanato. O investimento total é de R$ 3,2 milhões. 

O projeto é direcionado a empreendimentos da agricultura familiar de todas as partes do país. As propostas deverão conter informações sobre a organização e uma descrição dos produtos oferecidos, que podem ser cosméticos, alimentos, bebidas e artigos de decoração ou utilitários artesanais.
 Crédito Foto: Sérgio Amaral (Ascom/MTur)
A equipe do Talentos do Brasil Rural fará a ponte entre os agricultores e o mercado turístico de 12 capitais brasileiras: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O formulário com a proposta de participação deverá ser enviado em duas cópias: uma impressa, via correio. O endereço é Rua Sete de Setembro, 555, CEP 90010-190, Porto Alegre(RS), aos cuidados de Amanda Paim. A segunda, em meio digital, para o endereço eletrônico editaltalentosdobrasilrural@sebrae-rs.com.br, até as 18h do dia 8 de outubro de 2010.

As propostas em meio físico poderão ser entregues pessoalmente ou enviadas por SEDEX. Será considerado como data de recebimento o dia da postagem. Os resultados serão publicados a partir do dia 25 de outubro de 2010.

Clique aqui para acessar o edital e o formulário de seleção de empreendimentos.

sábado, 11 de setembro de 2010

Programa de Formação do Artista de Circo

Crescer e Viver lança programa para qualificar a formação em artes circenses e
performáticas no Rio.
Duração de dois anos e aulas serão oferecidas gratuitamente.

 
O circo tem palhaços, acrobatas e trapezistas, todos profissionais que levam anos apurando sua técnica com extenuantes e difíceis treinamentos. O circo é mais do que mero entretenimento, é uma forma de arte, que exige aprendizado e treinamento. Foi pensando nisso que a ONG Crescer e Viver adaptou o seu programa pedagógico para formar novos talentos circenses. Além das projetos e atividades que utiliza o circo como ferramenta pedagógica junto a jovens de 7 a 24 anos, a instituição está lançando o Programa de Formação do Artistas de Circo, com duração de dois anos e gratuito. As inscrições já estão abertas, no site www.crescereviver.org.br e vão até o dia 30 de setembro.
A iniciativa surgiu pela necessidade de se investir numa formação sólida – que alie técnica e teoria - na formação dos futuros artistas do picadeiro. “Pensamos em fazer algo inovador, baseado em nossa experiência e inspirado nos projetos pedagógicos dos principais centros de formação para as artes do circo no mundo e com um formato que aponte a possibilidade de reconhecimento, no futuro, pelo MEC”, disse o coordenador executivo da ONG Junior Perim. O curso terá 2.884 horas de aula, dividas em módulos semestrais básico, de capacitação, aprimoramento e qualificação, e abordará uma visão prática e teórica do novo circo como linguagem e forma de organização do espetáculo. Além das técnica circenses os alunos irão estudar temas como dança contemporânea, interpretação, história da arte, história do circo, anatomia, fisiologia e outros campos de conhecimento com foco voltado exclusivamente para a arte circense.
“Acreditamos que o circo tem como tradição a contemporaneidade mas há tempos que a produção circense no Brasil não apresenta inovações da linguagem, por isso vamos buscar com este novo programa formar jovens artistas de circo encorajados para investigar e desenvolver novos parâmetros e paradigmas estéticos a partir da sua relação com o corpo, o espaço e os objetos, desenvolvendo maneiras novas de conceber e apresentar os números e performances. Para isso é necessário ao artista ter criatividade, e ser criativo no circo é antes de tudo dominar conhecimentos e saberes artísticos, históricos, culturais e físicos”, explica Perim. O curso será oferecido para jovens de 15 a 24 anos, que tenham concluído o ensino fundamental. Serão selecionados de 30 a 40 jovens. O Crescer e Viver já iniciou diálogos com a Faculdade de Direção Teatral da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para reconhecer este programa como curso de extensão. Além disso as atividades formativas prevêem práticas cênicas (que poderão garantir ao aluno que concluírem toda a formação o registro profissional como ator, através da comprovação da atuação nas próprias produções e montagens de espetáculos previstas como conteúdo do curso.
Crescer e Viver
O CRESCER E VIVER é uma das mais respeitadas organizações do circo social brasileiro. Fundadora e integrante da Rede Iberoamericana para o Desenvolvimento das Artes Circenses, a instituição iniciou suas atividades no ano de 2000 e além da chancela da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), recebeu o Prêmio Funarte-Carequinha de Estímulo ao Circo (2005 e 2010) e Prêmio Cultura Nota 10 da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Hoje atende a mais de 150 crianças jovens com idades entre 7 e 24 que frequentam a sua lona de circo, instalada permanentemente na Praça Onze – Rio de Janeiro. Na galeria de espetáculos produzidos pela Cia Crescer e Viver de Circo, estão Vida de Artista, que estreou em 2007, Univvverso Gentileza, que contou a vida do profeta Gentileza, em 2008, e “Baião – a homenagem do circo a Luiz Gonzaga”, no ano passado. O Crescer e Viver tem o patrocínio da Petrobras (Lei de Incentivos à Cultura do Ministério da Cultura) e da ONS (Lei Municipal de Incentivos à Cultura do Rio de Janeiro). Além das parcerias com as Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, COSPE (Itália), FLIC Scuola di Circo.
Mais informações:
Resh Comunicação – (21) 2173-3553
Elaine Chistofori – elaine.chistofori@resh.com.br – (21) 9267-8261
Paulo Ferreira – paulo.ferreira@resh.com.br – (21) 9267-8233

RIO DE JANEIRO – DEBATE

Movimento de comunicação convida candidatos para debate O Movimento Rio Pró-Conferência de Comunicação lança a Plataforma por uma Comunicação Democrática do Rio de Janeiro no dia 13 de setembro e convida candidatos a cargos do legislativo para debate.

Áudios disponíveis:

A Plataforma tem como bases as resoluções da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), bem como das Conferências preparatórias realizadas no Estado do Rio de Janeiro. Os candidatos vão se posicionar sobre as propostas e responder a perguntas dos participantes do evento.

A etapa nacional da Confecom foi realizada em dezembro, em Brasília. Os movimentos envolvidos na causa esperam que o caderno de resoluções da 1ª Conferência Nacional de Comunicação se torne um documento central para a efetivação do direito à comunicação no Brasil.
Entre as mais de 600 propostas aprovadas há contribuições sobre a constituição de Conselhos de Comunicação com poderes deliberativos; a transformação da banda larga em um serviço em regime público; a proibição da publicidade direcionada às crianças; medidas de apoio às rádios comunitárias, entre outros.
A grande maioria das propostas aprovadas demandam iniciativas legislativas nas esferas estadual e nacional para serem implementadas. Daí a importância de um posicionamento claro dos partidos e seus candidatos a cargos parlamentares sobre o assunto.
O lançamento da plataforma no Rio será na segunda-feira (13/09), às 19h, no auditório do CREA-RJ, localizado na rua Buenos Aires, nº40/5ºandar, Centro, Rio de Janeiro. Para mais informações entre em contato pelo e-mail riodemocraciacomunicacao@gmail.com

CONVOCATÓRIA ABRAÇO-RJ

A Diretoria Executiva da Federação das Associações de Radiodifusão Comunitária do Estado do Rio de Janeiro (FARC-RJ), está CONVOCANDO todos os seus associados em dia, de acordo com o estatuto da entidade, para um encontro que será realizado no dia 16 de outubro de 2010, no AUDITÓRIO DO SINDIPETRO, na Avenida Passos, 34 - Centro, no município do Rio de Janeiro (RJ.), à partir das 9:30h, em primeira convocação, e às 10:00h, em segunda convocação, com qualquer número de participantes, para discutir e aprovar os assuntos da pauta do dia, escolher e aprovar os delegados que irão participar do VII Congresso da Abraço Nacional.
Cada entidade poderá indicar três representantes, sendo dois homens e uma mulher, e devem ser representantes legais da entidade, que é uma exigência da organização do congresso nacional.
PAUTA:
01 - Mais canais no “Dial”;
02 - Mudanças na Lei 9.612 (proposta da Abraço);
03 - Não à criminalização do movimento;
04 - Descriminilização dos apoios;
05 - Investimentos públicos nas RadCOMs;
06 - Apoios aos Conselhos de Comunicação municipal e estadual;
07 - Desburocratização nos processo de RadCOMs;
08 - Anistia às Rádios e companheiros com processo na polícia Federal;
09 - Apoio técnico do governo;
10 - Ampliação de cursos de capacitação;
11 - Financiamento Público para compra de aparelhos modernos pelo BNDS já;
12 - Ações afirmativas em favor da Conferência Nacional de Comunicação;
13 - Efetivação dos pontos acordados pelo governo com a Abraço Nacional;
14 - Inclusão das RadCOMs na Digitalização do sistema de Radiodifusão;
15 - Criação da COMISSÃO PARLAMENTAR em favor da Comunicação Comunitária.

Os não filiados deverão preencher uma ficha que poderá ser entregue junto com o boleto bancário, comprovando o pagamento no dia 16, na entrada do encontro.
Pagamento no ato da inscrição de R$ 60,00 e ou depósito em Conta da Caixa Econômica:
Agência 0625 / Conta Corrente: 169-7 - Cód.: 03
José Roberto de Souza
Diretor de Organização
ABRAÇO-RJ - Sempre na luta pelas Rádios Comunitárias!!!
Filie-se já!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Grêmio Musical Mageense recebe Prêmio Baixada 2010

O Grêmio Musical Mageense trouxe o Prêmio Baixada 2010 na categoria Música, representando o município de Magé, que infelizmente suas autoridades não reconhecem seus talentos e a dedicação incansável para se manter a instituição. Este ano o município que sediou a entrega dos prêmios foi Paracambi.
Prêmio Baixada 2010 - Música - Alfredo Brandão recebendo troféu e Certificado do Secretário de Cultura e Turismo do Município de Paracambi, Claudio Elias
A instituição cultural sem fins lucrativos, fundada há 53 anos, atende hoje a vários jovens, ministrando aulas de trompete, trombone, saxofone, clarinete, violão, guitarra, contrabaixo, bateria, canto/coral, violino, viola e violoncelo; seus grupos se apresentam em todo o estado, divulgando a Cultura e promovendo a inclusão social dos jovens do município. E atualmente se mantém sem nenhuma ajuda ou apoio da iniciativa privada ou pública.

A História das Coisas e ...

... dos Cosméticos

Ruptura (Ato 1)