Propostas

Conheça nossas propostas e ações 
A Aceercom Magé é uma instituição livre, sem fins lucrativos econômicos, apartidária e não fundamentada em nenhuma religião, que visa atuar nas esferas cultural, educacional e socioambiental através de sua futura rádio comunitária Onda Alternativa FM, um projeto de comunicação alternativa, independente, comunitária e, na medida do possível, imparcial, que pretende apoiar os Movimentos Sociais da região, bem como contribuir com o Movimento Nacional e Mundial pela Democratização da Informação e pela garantia do Direito Universal de se Comunicar, para os quais já é afiliada à ABRAÇO-RJ e à AMARC-Brasil.
No entanto, para realizar um projeto de “Rádio Comunitária (RadCOM) de fato”, é preciso cumprir várias etapas e exigências burocráticas para se tentar obter a autorização definitiva do Ministério das Comunicações, o que demora acontecer (se acontecer!). Contudo, o mais importante é a instituição ser legítima defensora dos interesses da comunidade e politicamente reconhecida. Para tanto é essencial que seus associados e, principalmente, os atores e agentes comunitários compreendam o que é de fato uma associação de RadCOM, para que possam se comprometer efetivamente com seus projetos. Sendo assim, e de acordo com a experiência adquirida durante os quatro anos de existência burocrática, foi possível diagnosticar a total falta de informação e entendimento do que vem a ser uma RadCOM, ou mesmo uma associação, tanto por parte de seus integrantes, quanto por parte da comunidade em geral.
Por esta razão a Gestão atual, propondo uma solução a médio prazo, elaborou um “Plano Estratégico de Comunicação Direta com a Comunidade” que irá democratizar essas informações fundamentais, levando-as aos espaços coletivos disponíveis para serem apreciadas e debatidas, possibilitando a interação direta com as comunidades, a promoção do diálogo, o estímulo e o envolvimento necessários para se estabelecer e fortalecer um vínculo entre os interessados e a instituição, contribuindo para, talvez, o despertar de um sentimento real de pertencimento.
Com esse objetivo foi criado o Núcleo Experimental de Audiovisual (NEA) que, baseado nos princípios dos Cineclubes, está elaborando o projeto “RadioCineClube”. A ideia consiste na apresentação de uma programação básica com a exibição, em sessões fixas e itinerantes, do filme comercial “Uma Onda no Ar”, sobre a história da rádio Favela FM; do vídeo “Levante a Sua Voz” (do Coletivo Intervozes), sobre a concentração dos meios de comunicação; e de produções alternativas e independentes sobre as rádios livres em total contraponto as rádios comunitárias e comerciais.
E devido ao conhecimento da realidade dos Catadores de Materiais Recicláveis da Sociedade Cooperativa de Bongaba (Cooperação-Bongaba), foi sugerido acrescentar ao projeto o aproveitamento desses espaços coletivos de exibição para desenvolver uma outra ação experimental da Aceercom - “Coletando Oportunidades” -, uma pequena iniciativa educativa socioambiental que propõe mobilizar e organizar a coleta seletiva solidária com a instalação de um Ecoponto nesses locais, com o principal objetivo de gerar “renda direta” para os catadores e contribuir com o meio ambiente, agregando ainda valor social ao projeto.
Para poder dar início ao planejamento, a organização e a execução dessas atividades, a Aceercom, aproveitando a parceria que já mantém com a Ong Transparência Magé, sua principal patrocinadora e apoiadora, propôs que a primeira experiência de um Ecoponto fosse na quadra do G.R.B.C.U. do Vila Nova, na qual sua diretoria já está apoiando a implementação do projeto piloto “Conexão Zumbido”, uma livre iniciativa sociocultural e ambiental da Ong Transparência Magé direcionada aos jovens estudantes e está fundamentada na motivação, educação e transformação. Agregando ações de outras instituições, o projeto propõe integrar e potencializar os diversos talentos das comunidades para resgatar tradições, estimular inovações, desenvolver atividades artísticas, esportivas, recreativas e de entretenimento em seus espaços coletivos.

Contatos ACEERCOM: 
Telefones: (21) 9642-3957 (Fernando Fernandes), (21) 2633-4784 (Marcos Cesar ou Cristina),
(21) 8601-8334 (Tania Mara), ou e-mail: aceercomdemage@gmail.com 
Contatos Transparência Magé:
Telefone: (21) 7701-9726 (Gustavo Meirelles), ou e-mail: gmeirellesdias@yahoo.com.br

A História das Coisas e ...

... dos Cosméticos

Ruptura (Ato 1)