A Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, abriu a conferência ressaltando a importância da participação dos gestores públicos e da sociedade civil nos encontros e nas conferências.
- A capital e o interior estão muito distantes, acho que ainda é um resquício do antigo Estado da Guanabara, mas temos que pensar todos juntos. O Plano foi criado para pensar assim. Além disso, ele deve estar além das palavras de ordem, das ideias prontas, da sociedade já organizada, temos que trazer todos para participar. Só assim a cultura será reconhecida como instrumento de transformação social, disse Adriana Rattes.
O encontro deu continuidade ao processo de construção do Plano Estadual de Cultura, com discussões visando aprofundar o diagnóstico obtido nos Encontros Municipais de Cultura, resultado das visitas que a equipe da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) fez a todos os municípios da região. A partir desse resultado, serão apontadas as potencialidades e carências que subsidiarão as propostas para a melhoria efetiva do cenário da cultura fluminense. Ao final deste processo, inédito na história da cultura no estado, as propostas do Plano Estadual de Cultura serão consolidadas em um projeto de Lei Estadual da Cultura.
Durante a reunião foi acordado a divisão cultural da região em três grandes blocos, devido a sua complexidade e extensão: Metropolitana 1 (Rio de Janeiro), Metropolitana 2 (Baixada Fluminense, exceto Guapimirim que fará parte da região Serrana) e Metropolitana 3 (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá). Novas conferências regionais serão marcadas, separadamente, quando serão escolhidos os representantes de cada nova região.
Os coordenadores do Plano e do Sistema Estadual de Cultura, Zeca Barros e Delmar Cavalcante, apresentaram as principais linhas do Plano, os diagnósticos preliminares e as propostas colhidas na Região Metropolitana. Eles mencionaram as conclusões obtidas nos encontros municipais desses municípios, que apontaram necessidades da Região.
Também estiveram presentes representantes da cultura em outras cidades, como Rômulo Costa, Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Belford Roxo; Daniela Moreira, representante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Japeri; Márcia Ramos, Coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Magé; Marcia Braga, Subsecretária Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita; Evandro Castilho, Diretor de Cultura de Paracambi; Fernanda Braga, Superintendente de Cultura de São João de Meriti; Aurora Ribeiro Machado, Diretora Executiva Adjunta da Fundação de Arte e Cultura de Itaboraí; Merilyn Pires, Assessora da Secretária Municipal de Turismo e Cultura de São Gonçalo; Antônio Mendes Freire, Chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura de Duque de Caxias; entre outros.
Marcia Ramos (à esquerda), Coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Magé.
(Matéria extraída do site da SEC-RJ )
FOTOS: ACEERCOM de Magé/Fernando Fernandes)
FOTOS: ACEERCOM de Magé/Fernando Fernandes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua contribuição!