A iniciativa da ACEERCOM foi para dar continuidade ao "Programa Nas Ondas do Ambiente", um programa de políticas públicas de educomunicação socioambiental. Agora os instrutores voluntários, o jornalista Bruno Almeida e o comunicador comunitário Fernando Fernandes, pretendem viabilizar ainda nesse mês, junto ao Grêmio Estudantil do CEM, a Radioescola.
Com um conteúdo programático variado, os participantes da oficina conheceram temas como aspectos gerais do jornalismo e jornalismo especializado, e acesso as técnicas de reportagem, entrevista e condução de debates, todas voltadas para a linguagem radiofônica, além de radioteatro, criação e gravação de vinhetas, edição de áudio e produção de programas. Foram produzidos vários materiais radiofônicos pelos grupos que ficaram divididos por editorias, ao todo cinco: Educacional, Cultural, Política, Ambiental e Esportiva. Cada grupo gravou um programa com pequenas notícias, um de debate ao vivo (com direito a platéia convidada) e uma esquete de radioteatro.
A parceria deu super certo, foram 56 pedidos de inscrições e 40 participantes presentes nos três dias de oficina, com carga horária de 7 horas diárias. Só no último dia, até o encerramento, ficaram 33, devido a compromissos pessoais que exigiu a dispensa de alguns; mas a todos foram garantidos os certificados de participação. E já virou notícia na rede, no portal oficial da secretaria Estadual de Educação. Confiram nos links:
Durante a abertura da oficina estiveram presentes a jornalista e subsecretária de projetos da SEEDUC/RJ, Delânia Cavalcante, representando a secretária Estadual de Educação Tereza Porto, o coordenador Regional, Robson P. Mello, e a diretora do CEM, Valéria Nunes de Moraes.
A diretora do CEM, professora Valéria Nunes, a subsecretária Delânia Cavalcante e o coordenador regional Robson Mello
Apresentação da proposta e entrosamento com os participantes
Bruno orientando um dos cinco grupos durante a produção de uma das editorias
O instrutor voluntário Gabriel Pimenta, nossa salvação, orientando a galera com suas dicas sobre edição de áudio
Todos puderam participar tanto na produção, como na prática e ao vivo, e conheceram como é feita a captação dos áudios (gravação), para a futura edição
Esse grupo pertencia a editoria cultural e puderam exercitar a técnica na prática entrevistando nossos convidados, o senhor Alfredo Brandão, presidente do Grêmio Musical Mageense (blusa azul), e o diretor e professor de teatro da Ong Livre Para Viver (BNH - Santo Aleixo), com direito a platéia.
A participante Ingrid suou para fazer a entrevista, mas fez bonito...
A participante Ingrid suou para fazer a entrevista, mas fez bonito...
Fernando Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua contribuição!