terça-feira, 13 de setembro de 2011

Rádio comunitária indígena é atacada na Argentina

ARGENTINA – COMUNICAÇÃO
Rádio comunitária em área indígena sofre
novo ataque na Argentina
Duas pessoas armadas ameaçaram três integrantes da Rádio Comunitária FM Paj Sachma, na província argentina de Santiago del Estero. A emissora se encontra fora do ar.
O Movimento Nacional Campesino Indígena informou que no recente ataque, ocorrido no sábado (10), os estúdios da emissora foram destruídos. A rádio estava funcionando na Comunidade Indígena de El Retiro por meio de painéis solares.
Segundo o movimento, o ataque não é uma ação isolada, afirmando que nos últimos quatro meses a perseguição aos campesinos organizados cresceu na região. Militantes já foram presos acusados de associação ilícita.
Os camponeses denunciaram à Justiça que as terras da região, que servem para o cultivo de alimentos para as comunidades, foram apropriadas indevidamente pelo agronegócio.

Em agosto, o radialista Ricardo Cuellar, que também integra o Movimento, foi detido enquanto realizava um programa na rádio comunitária. O comunicador, acusado de ameaçar a propriedade privada de uma empresa na região, somente conseguiu ser libertado por meio da pressão popular.
Outro ataque que marcou a Rádio Comunitária FM Paj Sachma ocorreu há dois anos, quando a emissora foi atingida por coquetéis molotov, espécie de bombas incendiárias.
Diante do último ataque, os militantes argentinos organizados no Movimento Nacional Campesino Indígena exigem da Justiça de Santiago del Estero a investigação dos casos. (pulsar)

Apoio de Divulgação Voluntária: Fernando Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!

A História das Coisas e ...

... dos Cosméticos

Ruptura (Ato 1)