quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Divulgando Cultura da Baixada Fluminense

ATENÇÃO!!!
O dia 18/11 é a 3ª "Noite de Autógrafos" realizada na 10ª Feira do Livro de Nova Iguaçu, precisamente no stand nº 13, denominado "Autores e Livros da Baixada Fluminense".
Conheça os autores:
Frederico de Castro: Funcionário público, está lançando o seu primeiro livro "Uma Vida Dedicada a Nova Iguaçu", que fala sobre seus quase sessenta anos de vida pública em beneficio a Baixada Fluminense.
Gisela Barros: Cientista Social; foi pesquisadora, animadora Cultural do Estado do Rio de Janeiro e Assessora Parlamentar da ALERJ. É professora de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro. Faz parte do Grupo Agito Cultural. Titular da Gestão Participativa da Prefeitura de Mesquita desde 2005, já editou quatro livros, o mais recente  “Nossas Ruas têm História”.
Fábio Fernando: 43 anos, é casado e pai de três filhos. Nascido em Rio Bonito – RJ. Graduando em História pela UFRRJ. Reside em Mesquita, onde fundou a Comunidade Casa de Davi, hoje transformada em entidade beneficente. Em março de 2008, iniciou a coordenação da Casa Abrigo Andréa Guimarães, onde presenciou as histórias que narra no livro “Estação Abrigo”, lançado em maio do corrente ano.
Pedro Ferreira: Nascido e criado em Mesquita, Baixada Fluminense, Pedro Ferreira é funcionário público e comerciante e dedica-se à arte de escrever desde 2005. Sozinho, conseguiu publicar seis livros, contando com o atual, "Os Jovens na Sociedade Contemporânea”.
Tatá Ananguê: Jeusamir Alves da Silva, cujo nome artístico e Dijina é  ANANGUÊ,  liderança Religiosa Nacional Bantu-Angola, presidente da CRBNDM que é a Casa Raiz do Benguê Ngola Djanga Ria Matamba e da Confederação Nacional dos Candomblés de Angola, Costumes e Tradição Bantu no Brasil (CNCACTBB). Como fruto de sua pesquisa de quinze anos,  publicou o livro “Angola Nação Mãe”, que trata do candomblé tradicional de Angola, cujo objetivo é a inclusão da História do Negro Bantu na História do Negro no Brasil e na África, tendo como gancho a Lei 10.639 de 2003.
Paulo Santos: Fotógrafo há 25 anos, é também criador do movimento Ilustres Anônimos, Paulo tem em sua bagagem três livros publicados. Lançou recentemente , o livro "Imagens Nova Iguaçu" lançado com 46 fotografias, reunidas em mais de 100 páginas, onde mostra os principais patrimônios materiais, históricos e naturais da cidade.
Victor Loureiro: Poeta e biólogo, Victor Loureiro nasceu em em Paracambi. Seu primeiro livro de poemas, O outro e o outro, foi lançado em 1984, em parceria com o também poeta Eucanaã Ferraz. Em 1987, lançou Armazém do absurdo e, em 1998, Literal. Lançou recentemente “Perímetro Urbano” que reúne poemas de faturas diversas, subdivididos em três seções.
Breve Histórico
Esta exposição começou em 2005, quando a ABL - Associação Brasileira do Livro solicitou à Prefeitura de Nova Iguaçu a autorização de utilização do solo público para essa feira que percorre a região oeste e centro do Rio de Janeiro desde 1955.

Em 2005, o escritor e editor Moduan Matus e também funcionário da prefeitura de Nova Iguaçu se candidatou a ocupar um dos stands da 'feira, e ali se instalou com livros de autores iguaçuanos. Tendo eu passado por ali (não me recordo o ano), achei interessantíssimo a iniciativa, e a partir de 2007, dei prosseguimento à ideia de levar não somente autores iguaçuanos, mas também autores de outros municípios da Baixada Fluminense (acervos de Duque de Caxias, São João de Meriti, Seropédica, Mesquita, etc.), para eventos culturais, como o Prêmio Baixada, Teia Baixada, Congresso de História (UFRRJ-NI), etc. Parte dessa trajetória está relatada no link: http://livrosbaixadafluminenserj.blogspot.com/

De lá pra cá, o acervo tem crescido, e isso tem facilitado o entrosamento escritores de vários estilos. Percebo que na Baixada Fluminense predominam as aptidões para a poesia e os didáticos (história da Baixada Fluminense), porém os romances, as crônicas, a literatura infanto-juvenil bem como os livros de auto-ajuda também figuram nos acervos de vários colecionadores da temática 'Autores Baixadenses'.

E o 'colecionador' é personagem imprescindível nessa busca pelos autores da região, pois nem as bibliotecas e livrarias possuem acervos tão abastecidos; isso porque os autores de livros da Baixada Fluminense simplesmente não possuem muitos meios de divulgar e comercializar suas obras. Sim, na Baixada Fluminense podemos contar nos dedos das mãos a quantidade de livrarias, que em sua maioria só vendem livros didáticos; não possuem um 'cantinho' para o autor local, e quando se propõe à essa possibilidade, exigências como a de fornecer o ISBN (International Standard Book Number - sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros), impedem, frequentemente os 'literatas independentes de plantão'. A realidade é que a grande maioria dos autores baixadenses produzem seus livros de forma independente, quase artesanalmente, em pequeníssima quantidade, ou seja, a publicação através de uma grande editora, é quase nula, impossibilitando o interesse das poucas livrarias existentes nos treze municípios que compõe esta região.

Dos acervos que pude ter acesso, os mais representativos são: IPAHB - de Pesquisas e Análises e Ciências Sociais da Baixada Fluminense; ASAMIH - Associção de Amigos do Instituto Histórico de Duque de Caxias e do escritor e editor Moduan Matus. Nesses três acervos podemos pesquisar e obter os contatos de muitos autores que já contam com a divulgação e distribuição dos livros para o público ávido por novos títulos, portanto, essa exposição tem proporcionado a junção de acervos, e principalmente, a aproximação de outros autores que não figuravam em quase nenhuma estante. A grande realidade é: um autor baixadense é mais um entre tantos outros autores independentes que produz, publica, divulga e vende seus livros apenas para amigos e parentes.

Penso que já é chegada a hora de reconhecermos a produção literária da Baixada Fluminense, seja através de cotas em editais de publicações de livros; de concursos literários; de estabelecimento de 'cantinhos do escritor baixadense' nas bibliotecas municipais e em outras instituições como SESI, SESC, ONG's, etc.

Porque tem ficado evidente para mim, que estou de plantão todos os dias (desde o dia 25/11, até o momento), o grande interesse da população pelas publicações desses autores, principalmente os livros que trazem à tona a memória da nossa região, como os livros que abordam a história, a geografia, de personalidades notório saber como o próprio Moduan Matus; dos pesquisadores Gênesis Torres; Ricardo Simões; José Cláudio Souza Alves; Ney Alberto de Barros entre outros.

Portanto insisto com você que continuou comigo por aqui: ações como "Exposição de Livros e Autores da Baixada Fluminense, e "Noite de Autógrafos" é mais um dos caminhos para que se estabeleça uma estreita e forte relação entre a paixão de ler e escrever. É como a fome e a vontade de comer. Na sua frente há um prato e também a sobremesa. Pegue a colher!...E saboreie sem  Moderação, se puder.
Por Claudina Oliveira
Serviço:
18/11/2011 - Sexta-feira - 10ª Feira do Livro de Nova Iguaçu  - "Noite de Autógrafos" - Stand 13 - Autores da Baixada Fluminense
Local:
Praça Ruy Barbosa - Centro - Nova Iguaçu (Próximo Banco Brasil e Bradesco as 18h
Autores confirmados:
Fábio Fernandes, Gisela Barrros e Pedro Ferreira (Mesquita); Paulo Santos e Tatá Ananguê (Nova Iguaçu), e Victor Loureiro (Nilópolis).
Maiores Informações:
8605-1938 / 8743-4768
Claudina Oliveira e Moduan Matus
Divulgação voluntária: Fernando Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!

A História das Coisas e ...

... dos Cosméticos

Ruptura (Ato 1)