quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Reunião do Fórum da Agenda 21 Magé

I Reunião do Fórum da Agenda 21 de Magé de 2012
Membros titulares e suplentes do Fórum da Agenda 21 Magé reuniram-se na manhã dessa quarta (08/02), na Casa do Empreendedor em Magé, retomando suas atividades anuais e, pela ativa participação, mostrando ao que vieram.


Com presença marcante, os terceiro e quarto setores compareceram com a maioria de seus titulares, alguns suplentes e novos convidados. Enquanto o segundo apenas com dois titulares, o senhor Roberto Siqueira e a senhora Sheila Borges. Do primeiro compareceram os representantes do governo estadual, o professor Luiz Carneiro, titular pelo Colégio Agrícola; e o senhor Joel Silva de Araújo, suplente pela Emater; do executivo municipal foi registrada a presença do senhor Luiz Henrique, como titular pela secretaria de Agricultura, e os suplentes Valmir Sant’anna pela secretaria de Governo e Laurito Rodrigues pela secretaria de Planejamento. Destaque para a presença da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, do representante da secretaria de Emprego e Renda e do representante da secretaria de Comunicação. Do poder legislativo ninguém, mas se considerarmos que assinar a lista de presença, sair bonitinho na foto junto a mesa de trabalho do Fórum e cair fora, é presença, teve um.
Aberta a reunião, foram dados alguns informes pela representante da comissão de coordenação da Agenda 21, Dulce Regina de Araújo (foto ao lado, com o senhor Lourival Benício), entre os quais o de que o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) pretende realizar um encontro em Magé para falar sobre o andamento do Projeto Indicadores da Cidadania (Incid) e aproveitar para conhecer melhor as diferentes iniciativas locais desses Fóruns e trocar informações relevantes que possam contribuir para a construção e aperfeiçoamento do Sistema Incid. Com data a ser marcada junto a coordenação do Fórum.
Seguiu-se a pauta sem maiores objeções e problemas, sendo inclusive aprovada a data fixa das próximas reuniões do Fórum até o final do ano, que será toda segunda quarta-feira do mês na própria Casa do Empreendedor. Como foi sugerido pelo senhor Joel Silva, da Emater, de se fazer as outras reuniões itinerantes, e acatado por todos, a discussão para o agendamento ficou pra depois do Carnaval.
Outra sugestão aprovada e aplaudida, foi a do professor Luiz Carneiro, do Colégio Agrícola, de que o Fórum tenha como um de seus objetivos a luta para trazer um projeto que incentive o plantio de mudas nativas, a ser financiado pelas empresas impactantes, e que beneficie os produtores de Magé, inclusive o próprio Colégio Agrícola que já caminha nessa direção, para assim atender a própria demanda dessas empresas que precisarão, pela compensação, comprá-las para reflorestar as áreas que irão ser degradas e as que já estão.

"É um absurdo não ter um projeto desse como um critério para a compensação! pois eles irão comprar em São Paulo, com tantos hortos e produtores aqui no próprio município", denunciou o professor, desabafando.
E quanto ao decreto que vai formalizar de fato o Fórum, que até já foi assinado pelo prefeito Nestor Vidal, ainda aguarda o interesse e a boa vontade de nossos "competentes", e muito ocupados, legisladores para ser votado e publicado. O que impediu de já se discutir e aprovar o Regimento Interno nessa reunião, sendo adiado para depois da publicação da posse dos membros, talvez em Abril. É importante ressaltar que há prazo para que eles votem. A expectativa é grande. Com a palavra a dita casa...
Fernando Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!

A História das Coisas e ...

... dos Cosméticos

Ruptura (Ato 1)