quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Divulgando Polo Informativo Sobre Anemia Falciforme

[Extraído na íntegra do "Primeira Edição"]
Triagem Neonatal é tema de capacitação para profissionais de saúde
O exame laboratorial, chamado também de triagem neonatal, detecta precocemente doenças metabólicas,
genéticas e infecciosas
Ascom/Sesau
Rápido, simples e eficaz, mas muita gente não sabe da importância do teste do pezinho. O exame laboratorial, chamado também de triagem neonatal, detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê.
O diagnóstico precoce oferece condições de um tratamento iniciado nas primeiras semanas de vida do bebê, evitando a deficiência mental. As principais doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho são fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias.
Com base na importância do teste, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) e Associação de Pessoas com Hemoglobinopatias de Alagoas (APHAL) realizam uma capacitação em triagem neonatal. O evento, que é destinado aos médicos e enfermeiros, irá acontecer nesta quarta-feira (5) no Hotel Enseada, a partir das às 8h.
“Queremos sensibilizar para importância do teste, trabalhar a prevenção do retardo neuropsicomotor, diminuir a mortalidade infantil e melhor a qualidade de vida dos bebês, além de orientar aos pais sobre a recorrência da doença em uma segunda gestação”, ressaltou a médica e técnica responsável pela triagem neonatal da Sesau, Ana Luzia de Campos.
O exame consiste em uma furada no calcanhar, pois é um local com muitas ramificações de vasos sanguíneos o que permite a coleta bem rápida. No Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Nacional de Triagem Neonatal é gratuito. O teste responsável pela identificação de até quatro doenças. Mas nem todos os estados brasileiros realizam os quatro testes. O procedimento não traz riscos para a criança.
O Teste do Pezinho é obrigatório e gratuito e para realizar o exame o ideal é aguardar o prazo de 48 horas após o seu nascimento, pois se for realizado antes deste período poderá haver influência do metabolismo da mãe nos resultados e é necessário fazer no máximo até 15 dias após o nascimento, visando assim o diagnóstico precoce caso o resultado aparece alguns das patologias.
Em Alagoas, é diagnosticado cerca de dez casos de fenilcetonuria por ano. Em relação ao hipotireoidismo uma média de quatro e a anemia falciforme mais de 50 casos.
Divulgação voluntária: Polo Informativo
Sobre Anemia Falciforme
por Fernando Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!

A História das Coisas e ...

... dos Cosméticos

Ruptura (Ato 1)