quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Divulgando o Mosaico Central Fluminense

Encontros de Comunidades do Mosaico
Como estratégia de integração e comunicação entre as Comunidades do Mosaico Central Fluminense (MCF), objetivando, também, ampliar a participação de outras comunidades de seu entorno para incentivar a gestão participativa, foi realizado no dia 30 de julho, no Parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras do Macacu (RJ.), o III Encontro de Comunidades do MCF.

Estes encontros estão sendo realizados pela Câmara Técnica de Educação Ambiental e Divulgação do MCF (CTEAD-MCF), em parceria com a Secretaria do Estado do Ambiente (SEA), e fazem parte da iniciativa do projeto “Nas Ondas da Mata Atlântica”, o qual integra o primeiro programa de política pública de Educomunicação Socioambiental do estado do Rio de Janeiro - Nas Ondas do Ambiente -, que surgiu no final de 2007 a partir do projeto-piloto “Rádio@Escola.Com” no município do Rio. Este programa é resultado de uma parceria entre a SEA, a Secretaria do Estado de Educação (SEEDUC), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e o Viva Rio, sendo financiado pelo Fundo Estadual de Conservação e Desenvolvimento Urbano - FECAM.

Os dois encontros anteriores foram realizados na sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), durante os quais conhecemos o “Mosaico” (“que na linguagem artística é um desenho feito com pequenas pedras de várias cores, geralmente azulejos. Pedaços separados, mas que formam um todo - uma composição. Esse conceito é que inspirou o termo ‘mosaico’ na área ambiental.”). Debatemos as questões problemáticas destas unidades de conservação (UC) e pudemos refletir sobre o quanto a comunicação pode e deve fortalecer os projetos desenvolvidos dentro do MCF.

Neste terceiro, realizado no Parque dos Três Picos, que também começou pela manhã e seguiu durante todo o dia, além de apreciar a beleza do lugar, assistimos o resumo dos encontros feito pelo coordenador Jaime Bastos, da CTEAD do MCF (CEIVAP/Instituto Ipanema), e recebemos mais informações do jornalista Francisco Ferreira, sobre o que é o Mosaico e como foi realizado o Planejamento Estratégico que originou o seu Plano de Manejo. Depois foi apresentado, pela Coordenadora Marcia Rollemberg, o projeto “Nas Ondas da Mata Atlântica”, que propõe envolver as comunidades e as UC, estimulando e facilitando a comunicação e o diálogo entre seus integrantes. O projeto contempla a comunidade com um transmissor, uma antena, uma filmadora, uma pequena “ilha de edição” e oferece oficina de capacitação em técnicas radiofônicas e em audiovisual, priorizando o tema Mata Atlântica.
 
 

Após o almoço, iniciando as atividades práticas, formamos dois grupos que discutiram e sugeriram algumas estratégias de comunicação e, em seguida, desenvolvemos e apresentamos um plano de comunicação para o Mosaico. Faltou ainda definir onde ficará instalada definitivamente a rádio comunitária e o estúdio de produção audiovisual. Finalizamos as atividades agendando a próxima etapa, que será um “Encontrão” durante cinco dias direto, no qual serão realizadas as oficinas de capacitação radiofônica e de audiovisual para os interessados, que, além de formar uma equipe de produção usando as estratégias de comunicação para integrar o Mosaico, poderão se tornar multiplicadores das técnicas em suas comunidades. 
O Mosaico de Unidades de Conservação da Mata Atlântica Central Fluminense (MMACF), pode ser entendido como a associação de diferentes unidades de conversação desta região, por se entender que todo o ambiente está interligado. Por exemplo, devido a diversos fatores naturais, ações desenvolvidas em um determinado lugar podem afetar diretamente outro, dessa constatação surgiu a necessidade do Mosaico, com o objetivo de integrar as ações, reações, projetos, pessoas, fauna e flora da região contemplada.
Fernando Tadeu Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua contribuição!

A História das Coisas e ...

... dos Cosméticos

Ruptura (Ato 1)